7 Benefícios Surpreendentes do Microagulhamento para a Sua Pele (# 6 é o meu Favorito)

O microagulhamento pode ser uma das maneiras mais rápidas e fáceis de obter uma aparência mais jovem. 

Não apenas faz com que sua pele pareça rejuvenescida, mas também pode tratar a acne, ajudar a reduzir cicatrizes e até reduzir a produção de óleo e comedão!

Se você realizar o microagulhamento, há algumas coisas que você precisa saber antes do procedimento, pois elas podem afetar seriamente seus resultados. 

Saiba mais neste guia: 

O que é Microagulhamento?

​Microagulhamento é um procedimento projetado especificamente para invocar a resposta de cura em sua pele, causando microtrauma de maneira direcionada. 

Usando uma caneta com uma cabeça pequena que contém mais de 10 agulhas, ela vibra com alta potência e a uma certa profundidade, para perfurar a camada superficial da pele milhares de vezes durante alguns segundos.

(Este vídeo mostra a caneta vibratória em ação, observe que, enquanto ela pica, não causa dor intensa e sou eu que faço isso SEM creme analgésico).

Essas pequenas e controladas agulhas entram na epiderme e até nas camadas superiores da derme para estimular a resposta de cura na pele, o que resulta em aumento da formação de colágeno e elastina.

Mas o que isso significa para você?

Isso significa que sua pele se torna mais rechonchuda, mais texturizada e mais suave no processo.

Mas além desses benefícios básicos, o microagulhamento também oferece vários outros efeitos colaterais MUITO benéficos dos quais você pode tirar proveito.

Eles vão desde curar a acne, reduzir a formação de cicatrizes e até ajudá-lo a parecer mais de 5 anos mais novo!

Falaremos mais sobre as fotos antes e depois abaixo, mas primeiro vamos falar sobre os outros benefícios potenciais do microagulhamento: ​

# 1 Melhora a qualidade e a textura da sua pele (imediatamente) 

​O procedimento de microagulhamento leva cerca de 1 hora e, para obter os melhores resultados, deve deixar a pele com um sangramento pontual (sim, um pouco de sangue é uma coisa BOA). 

Mesmo com o sangramento acentuado e a leve vermelhidão que ocorre por cerca de 1 a 1,5 dias depois, você notará uma melhora IMEDIATA na textura e qualidade da sua pele.

Como isso acontece?

Na verdade, as agulhas de alfinete estimulam a remodelação do colágeno existente e promovem a formação de novo colágeno e revascularização (vasos sanguíneos) na pele.

O colágeno e a elastina são os dois componentes da pele que conferem à pele a aparência “gordinha” normal que toda mulher deseja.

E, a partir dos 30 anos, esse colágeno começa a se degradar naturalmente (outras coisas também podem fazer a degradação acontecer mais rapidamente), que é quando as mulheres começam a notar pequenas alterações e flacidez na pele.

A boa notícia é que esse processo de cicatrização começa quase imediatamente após o procedimento.

É por isso que você percebe uma textura macia na pele imediatamente depois.

Mesmo no dia seguinte ao procedimento, parece que você tem uma leve queimadura de sol pela vermelhidão, mas você pode definitivamente ir ao trabalho ou sair em uma data no dia seguinte, se necessário. ​

# 2 Reduz marcas e cicatrizes

Outro grande benefício é que o agulhamento cutâneo (ou microagulhamento, ambos são palavras para o mesmo procedimento) ajuda a reduzir as cicatrizes da acne, que são notoriamente difíceis de tratar. 

Então, como o microagulhamento ajuda na cicatrização?

Quando você tem algum tipo de cicatriz no rosto (ou em qualquer parte do corpo), seu corpo passa por um processo conhecido como fibrose. 

Isso é bom na cicatrização, porque faz tudo grudar, mas por baixo da pele a cola é tão forte que pode literalmente puxar a pele para baixo e criar marcas ou cicatrizes na superfície da pele.

(Você pode ver um exemplo da marca de cicatriz profunda que eu estou falando e ver as fotos antes e depois ao longo de 5 visitas em 5 meses – funciona bem com cicatrizes pesadas e cicatrizes leves)

O procedimento de microagulhamento ajuda a “quebrar” toda a cola e fibrose sob a pele, o que permite que a pele “solte” as tendas e libere a superfície da pele.

Naturalmente, isso resulta em uma superfície mais lisa para a pele.

A melhor parte?

Estudos demonstraram que você pode ver os resultados quase imediatamente após realizar a microagulhamento e em apenas dois procedimentos.

A microagulhamento tende a funcionar melhor em cicatrizes pequenas, que resultam em tendas da pele ou bichos da pele. 

Não funciona tão bem para grandes lacerações (como o tipo de cicatrizes que exigem pontos). ​

Esse procedimento também é ótimo se você tiver uma textura levemente irregular de anos de acne, mas não cicatrizes abertas (como as marcas profundas mencionadas acima). ​

(Esta é uma imagem da superfície “áspera” da pele que pode ocorrer com acne leve mas persistente ao longo do tempo. A pele parece áspera e não tão refinada quanto antes, mas ao longo de 5 tratamentos, você pode ver claramente que a pele começa a parecer jovem, suave e refrescada novamente.)

#3. Reduz os pontos negros

Este é outro efeito colateral muito interessante do microagulhamento e é especialmente útil para mulheres que sofrem de MUITOS pontos negros (especialmente aquelas que têm SOP ou acne hormonal). 

 O trauma controlado e milhares de picadas de agulha realmente liberam e nocautearam pontos negros durante todo o procedimento. 

Imediatamente após você perceber uma redução no volume total de pontos negros no rosto (especialmente no nariz, mas tenha cuidado porque o nariz é sensível!).

Você também notará que seus poros são menores em tamanho por cerca de 3-4 semanas após o procedimento devido aos efeitos de cura e revascularização que ocorrem.

​A redução de pontos negros não dura para sempre! Geralmente, dura apenas cerca de 3-4 semanas, o tempo certo para quando você precisaria fazer o procedimento novamente. 

Você pode reduzir ainda mais os pontos negros e o tamanho dos poros usando o tipo certo de cuidados posteriores e o soro de vitamina C. ​

# 4 Trata a acne e acne cística

Não apenas o microagulhamento ​ajudar a tratar cicatrizes de acne, mas também pode ajudar a tratar e parar a acne. 

Como exatamente ajuda a acne não é bem compreendido, mas parece ser devido ao fato de o microagulhamento resultar em uma redução na produção de sebo e tornar a pele menos oleosa.

Reduzir a produção de óleo na pele e reduzir a cabeça negra provavelmente também desempenha um papel …

De qualquer maneira, os estudos mostraram que o microagulhamento realmente ajuda a tratar a acne. 

Isso é útil principalmente porque significa que você ainda pode fazer o tratamento se estiver tendo crises ativas.

Isso é importante porque alguns procedimentos (como o dermaplaning) não devem ser realizados se você tiver espinhas ativas. ​

Na minha experiência, a microagulhamento não deve ser o ÚNICO tratamento que você usa para acne, mas é algo que você definitivamente deve explorar, porque não apenas ajudará a parar a acne, mas também tratará quaisquer alterações de textura ou pequenas cicatrizes na pele. 

#5. Esfolia a pele 

​Praticamente qualquer tratamento que interrompa mecanicamente a epiderme resultará em alguma exofliatiação. 

Esfoliação refere-se à remoção da superfície superior da epiderme, geralmente o estrato córneo (que é a camada superior da pele).

Isso é importante porque suas células mortas da pele vivem nessa camada e a remoção dessa camada da epiderme faz com que sua pele pareça fresca e suave quase instantaneamente.

Este procedimento não é tão bom quanto dermaplaning para esfoliação, mas ainda funciona!

# 6 Faz você parecer mais jovem, reduzindo linhas finas e rugas

Esse pode ser o melhor e mais importante benefício do microagulhamento…

Isso pode realmente ajudá-lo a parecer mais jovem e reduzir linhas finas e rugas.

​Como o microagulhamento faz você parecer mais jovem?

Foi demonstrado que os pequenos orifícios criados por milhares de agulhas invadem os níveis superiores da derme e causam a liberação de fatores de crescimento para “reparar” e “curar” a partir do microdano que foi causado. 

Basicamente, seu corpo está exagerando no trauma pequeno, pensando que há um trauma MAIOR e esse processo de cicatrização resulta na liberação de fatores de crescimento que aumentam os níveis de colágeno e elastina.

​Além da estimulação do colágeno, o microtrauma também resulta na formulação de toneladas de pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue, oxigênio e nutrientes diretamente para a derme. 

A combinação dessas alterações resulta em uma redução de rugas, na cura de danos fotográficos e no aperto da pele existente – o que faz você parecer mais jovem.

Se você se lembrar do meu guia de soro de vitamina C, saberá que ​90% da razão pela qual parecemos mais velhos é por causa dos danos causados pelo sol (AKA fotodano), que são realmente reversíveis com os tratamentos certos. 

# 7 Reduz a hiperpigmentação e uniformiza o tom da pele

Por fim, a microagulhamento também ajuda no tom da pele e pode reduzir a hiperpigmentação.

Hiperpigmentação refere-se às pequenas alterações na pele que podem ocorrer devido a inflamação, espinhas, pontos negros, pontos brancos, etc.

Basicamente, qualquer tipo de problema de pele resulta em alterações de cor na pele subjacente que não coincidem com a pele ao redor.

Isso deixa a pele com manchas e irregularidade.

Então, como o microagulhamento ajuda?

Especula-se que a microagulhamento aumente a expressão das refeições-loproteinases da matriz, o que reduz a hiperpigmentação.

Também se considera que o procedimento de microagulhamento reduz o crescimento de queratinócitos, mas os cientistas não sabem ao certo! ​

Além disso, a microagulhamento pode (e deve) ser combinado com o soro da vitamina C para ajudar no processo de cicatrização, e também demonstrou que o soro da vitamina C também equilibra os níveis de melanina.

Então, realmente a combinação de microagulhamento e soro de vitamina C é o que você deveria estar buscando.

Também vale a pena mencionar que a microagulhamento é realmente preferida aos tratamentos a laser de hiperpimentação em mulheres com pele de cor mais escura (tipos de pele Fitzpatrick IV e V).

O motivo é que algumas mulheres reagem com PIOR  pigmentação se o uso de lasers e microagulhamento não tiver esse problema. ​

Deixe uma resposta

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>