Você tem uma pele escura? O dermaroller/microagulhamento é eficaz no tratamento de cicatrizes de acne para o seu tipo de pele? A extensão do dano das cicatrizes de acne é semelhante nas peles mais clara e mais escura?

Cicatrizes de acne causam distúrbios psicossociais e emocionais ao paciente.[1]Cicatrizes pós-acne em particular são psicologicamente deprimentes e desfigurantes para qualquer pessoa, tanto com pele mais escura como com pele mais clara.[2] Portanto, existem diversos métodos usados no tratamento de cicatrizes de acne, tais como:

  • Peeling
  • Subcision
  • Excisão com punch
  • Lasers não fracionados e fracionados
  • Microdermoabrasão

No vasto arsenal do conjunto de tratamentos dermatológicos está o dermaroller ou microagulhamento. O principal problema das cicatrizes de acne é que geralmente acarretam em uma hiperpigmentação pós-inflamatória. Como resultado, uma terapia combinada de ácido glicólico ou peeling e microagulhamento está sendo usada atualmente para fornecer resultados mais aprimorados no tratamento de cicatrizes causadas pela acne. Um estudo recente examinou a eficácia do microagulhamento e peeling glicólico no tratamento de cicatrizes de acne em pele escura ou pigmentada.

Com base no estudo, os voluntários foram capazes de observar uma melhora significativa em suas cicatrizes de acne, tanto em superficiais quanto moderadamente profundas. Eles também observaram uma melhora na textura da pele e uma redução considerável na pigmentação pós-acne.

Sem dúvida, a terapia com dermaroller é um procedimento clínico ambulatorial simples e barato, sem nenhum tempo de inatividade. É seguro em pacientes com pele mais escura. O estudo provou que um tratamento combinado de microagulhamento com peeling de ácido glicólico mostrou melhora significativa nas cicatrizes de acne sem qualquer morbidade ou efeitos colaterais graves. 1

Como o peeling químico ajuda a reduzir as cicatrizes de acne em indivíduos de pele escura?

Durante anos, o peeling químico foi amplamente utilizado como uma das múltiplas modalidades no tratamento de cicatrizes de acne. O uso de peelings químicos de média profundidade é um método eficaz e seguro no tratamento de cicatrizes, especialmente em pacientes com pele escura.[3]

Pacientes com pele escura podem sofrer de várias formas com cicatrizes de acne. Existem as acnes atróficas em forma de cratera ou boxcar, e as pitted e ice-picks. O peeling químico usado isoladamente tem se mostrado eficaz no tratamento dessas formas de cicatrizes de acne.

Quando há algum efeito colateral do peeling químico, é a hiperpigmentação pós-inflamatória, mas geralmente os sintomas são transitórios e desaparecem imediatamente após alguns dias. Normalmente, as pessoas com pele castanha clara não apresentam hiperpigmentação. Existem apenas alguns pacientes que apresentam eritema prolongado, que pode durar 1 mês. 2

Após o peeling químico, os pacientes costumam notam que estão livres de pigmentação visível após um período de tratamento de 3 meses. Normalmente, os pacientes são submetidos a uma série de peelings químicos, dependendo da gravidade das cicatrizes de acne.

Os peelings de ácido glicólico são amplamente utilizados pela maioria dos médicos no tratamento de cicatrizes faciais, acne e hiperpigmentação da pele.[4] Geralmente é aplicado em pacientes com pele mais clara. No entanto, estudos recentes observaram que também é eficaz para pacientes com pele mais escura.

 

Como a terapia com Dermaroller ajuda a reduzir ou remover cicatrizes de acne?

A terapia de microagulhamento com dermaroller é um dos mais novos métodos utilizadas no tratamento de cicatrizes de acne. 2 O lado bom sobre esse tipo tratamento é este é um procedimento relativamente barato e simples. Os meios de tratamento para cicatrizes de acne causam pouco tempo de inatividade, possibilitando aos pacientes voltarem ao trabalho imediatamente após o procedimento.

Os resultados também são perceptíveis e satisfatórios poucos dias após o tratamento inicial. E a melhora considerável é observada alguns meses após a terapia. As peles com pigmentação mais escura, como as asiáticas, não apresentam efeitos colaterais peculiares 2, sendo uma ótima opção de tratamento para essa população.

Tratamento Combinado de Terapia Dermaroller e Peeling Químico: Uma Combinação Perfeita!

Combinar as terapias dermaroller e peeling químico é uma ideia brilhante. É como obter o melhor das duas modalidades de tratamento para produzir um efeito mais potente. Os dermatologistas têm usado esses dois tratamentos, pois foi comprovado que são eficazes na redução ou remoção de cicatrizes de acne.

Um estudo mostrou que os pacientes que realizaram esses tratamentos observaram uma melhora significativa em suas cicatrizes decorrentes da acne. Além disso, notaram que a textura da pele melhorou com a redução da hiperpigmentação. Assim, as cicatrizes em forma de cratera foram reduzidas. Mais ainda, o tratamento combinado provou ser eficaz na redução da acne em tipos de pele mais escura.

 

A terapia com Dermaroller é eficaz para peles de cor mais escura?

Ter uma tez mais escura não é uma limitação para um tratamento com dermaroller bem-sucedido. Existem muitos procedimentos de resurfacing da pele que podem ser usados ​​para peles escuras, tais como:

  • Peelings químicos
  • Terapia a laser
  • Dermoabrasão

A única desvantagem é que ter uma pele mais escura tem recuperação prolongada e pode haver mais risco de complicações do que uma pele mais clara. Se você tem pele escura, há maiores riscos de cicatrizes, despigmentação e resultados clínicos insatisfatórios.[5]

A terapia com Dermaroller ou microagulhamento é uma nova opção terapêutica usada em uma ampla gama de condições dermatológicas e de pele. A vantagem desse tipo de terapia é que ela pode oferecer um melhor resultado de tratamento e um perfil de segurança mais adequado para vários tipos de pele, e há menos efeitos colaterais em comparação com os outros procedimentos de resurfacing da pele.

De fato, o microagulhamento com Dermarollers é eficaz no tratamento de uma ampla variedade de condições dermatológicas, incluindo:

  • Melanose
  • Melasma
  • Acne Vulgaris
  • Hiperidrose primária
  • Rejuvenescimento da pele