O Derma Roller é uma ferramenta de beleza incrível, especialmente para a regeneração da pele. Os tratamentos com o Derma Roller reduzem linhas finas, estrias, cicatrizes faciais, hiperpigmentação, rugas e danos causados pelo sol. Além disso, eles aumentam a absorção de produtos de cuidados com a pele.

No entanto, a questão levantada pela maioria dos indivíduos com frequência é se os tratamentos com o derma roller apresentam algum efeito colateral. Abaixo, nos comprometemos a explicar o que você deve esperar ao usar o derma roller.

É sempre aconselhável que se observe os efeitos colaterais potenciais de qualquer terapia ou tratamento em que estejam interessados. Embora a maioria dos tratamentos conhecidos já tenham segurança estabelecida, não é incomum encontrar tratamentos populares com vários efeitos colaterais. No final das contas, um derma roller não é diferente. No entanto, como provaremos a seguir, o uso adequado de um derma roller para microagulhamento tem efeitos colaterais mínimos, quando usado corretamente.

Efeitos Colaterais do Derma Roller (e Como Evitá-los)

Potencialmente, o efeito colateral do microagulhamento com derma roller mais grave é a infecção.

Pessoas de pele escura podem ter hiperpigmentação temporária, geralmente devido à exposição prematura ao sol após o procedimento.

Existem vários efeitos potenciais após um derma roller que não são tão ruins. Eles são relativamente comuns e desempenham um papel na resposta natural da pele da maioria dos indivíduos, e dependem de fatores genéticos e circunstâncias. Exemplos incluem irritação, vermelhidão e aparecimento de manchas vermelhas.

A maioria desses efeitos colaterais é muito individual, com algumas pessoas sendo mais propensas a eles do que outras. Entre os poucos efeitos danosos do derma roller estão as doenças inflamatórias da pele, como a rosácea. Embora sejam facilmente evitáveis, o derma roller pode piorar essa inflamação.

A maioria dos efeitos colaterais ruins do derma roller não é apenas o resultado do procedimento em si, mas também o descuido ao aplicar certos produtos imediatamente após o tratamento. Alguns indivíduos não percebem que o derma roller permite que os produtos dermatológicos penetrem melhor na pele. Assim, caso o produto apresente algum efeito colateral, o derma roller piora esses efeitos.

Um efeito colateral comum e inofensivo do derma roller é a pele ficar seca e áspera por alguns dias após a microagulhação. Quanto mais densa e comprida a agulha é, mais severa será a aspereza e secura. Basicamente, a pele está sendo renovada e, embora possa ser um pouco desconfortável, é perfeitamente normal.

Uma única agulha pode causar hematomas, especialmente se sua pele for muito fina. (Isso pode ser evitado começando com micro agulhas mais curtas, como o derma roller de 0,5 mm). A espessura da pele depende da idade, sexo, genética individual, bem como da localização da pele. Você deve ajustar a profundidade da penetração e/ou o comprimento da agulha de acordo com cada tipo de pele. Uma única agulha nas cicatrizes pode aumentá-las temporariamente, pois elas começam estreitas e profundas, mas as microagulhas colapsam suas paredes e as tornam relativamente mais rasas e largas.

Se estiver usando o derma roller corretamente, o único efeito colateral que você deve esperar é uma leve vermelhidão da pele após o tratamento. Isso pode ser tratado facilmente com protetor solar ou cremes de qualidade para a pele. O máximo que você sentiria durante o tratamento é uma pequena sensação de formigamento.

É normal que a pele fique vermelha após o agulhamento, especialmente se for feito com agulhas mais longas. Você vai, às vezes, notar alguma vermelhidão até no dia seguinte. Ao olhar atentamente para a sua pele, você notará pequenos traços de picadas de agulha, mas sem quaisquer feridas visíveis. Normalmente, o tom da pele normaliza de volta em algumas horas, se não antes.

Às vezes, você vai sentar alguma coceira. Embora seja raro, você pode desenvolver erupções cutâneas, com inchaços/urticárias que coçam. Isso pode ocorrer principalmente devido à hipersensibilidade e, nesses casos, é melhor consultar o seu médico.

Certifique-se de maximizar a cobertura da sua pele e não a irritar, você deve passar o roller para frente e para trás, com pressão moderada. Não arraste seu rosto com movimentos bruscos com o derma roller. O roller não rolará corretamente e é provável que você se arranhe. Evite rolar com força, pois pode causar irritação prolongada, inflamação e aumentar o tempo de recuperação.

 

Segurança ao Realizar o Dermarolling

O Dermarolling  pode ser usado em qualquer tipo de cicatriz, exceto cicatrizes de queloides. Se você tem tendência a queloides, embora seja raro, pode desenvolver cicatrizes enormes pouco tempo após uma vacinação ou picadas de inseto. No entanto, o derma roller pode melhorar essa cicatriz, mas, teoricamente, pode desencadear o crescimento do colágeno, que por sua vez faria o queloide crescer. Como teste, você pode agulhar apenas uma pequena parte do queloide se quiser tentar mesmo assim.

É essencialmente importante limpar e desinfetar adequadamente o derma roller após o uso, que por sua vez, ajudará a evitar o crescimento bacteriano. Comparativamente, é menos importante desinfetar sua pele do que desinfetar o roller.

O derma roller/microagulhamento não pode ser usado nas pálpebras superiores, ou logo abaixo da linha dos cílios inferiores. Deixar de seguir essa recomendação leva ao risco de lesão potencial do globo ocular.

É altamente recomendável ter cuidado absoluto com produtos como hidroquinona (para clareamento da pele), Minoxidil (para crescimento do cabelo) e produtos ácidos (por exemplo, peelings ácidos). Certifique-se de começar devagar e gradualmente aplique mais na sessão seguinte, apenas se for necessário e não houver absolutamente nenhum problema.

E você precisa comprar seu derma roller em um estabelecimento registrado no FDA para garantir a qualidade dos materiais e a fabricação correta da cabeça do roller.

Cuidados com a Pele Após o Microagulhamento

A vermelhidão observada após o derma rolling pode ser coberta com um hidratante com cor ou maquiagem mineral. Isso permitirá que você retome imediatamente as atividades normais, se necessário. Também seria muito mais prudente aplicar um protetor solar bom e confiável antes de sair. É recomendado que você tente evitar a exposição direta ao sol e bronzeamento por algum tempo.

Quando Evitar o Derma Rolling

Existem certas precauções que devem ser tomadas. Por exemplo, existem algumas condições que você não deve realizar o microagulhamento, a menos que você tenha supervisão profissional. Isso inclui:

– Se você tem doenças de pele anormais, como feridas, hematomas, eczema, doenças contagiosas da pele, infecções fúngicas, câncer de pele, erupções cutâneas ou cicatrizes queloides.

– Se você estiver sob medicação. Você não deve tratar sua pele em casa se estiver tomando medicamentos como accutane, antibióticos, ervas que regulam as funções do seu corpo, antidepressivos, medicamentos que causam fotossensibilidade e medicamentos para hipertensão. É altamente recomendável consultar o médico antes do tratamento com rolo derma.

– Se você estiver passando por tratamentos cosméticos, incluindo peelings químicos, laser, cirurgia cosmética, botox, injeções de preenchimento e cirurgia cosmética. É necessário esperar até que a pele se recupere totalmente.

O uso adequado do derma roller oferece todos os inúmeros benefícios maravilhosos para o qual ele foi projetado. Certifique-se sempre de ler e compreender todas as instruções sobre o Dermarolling disponíveis para ter a melhor experiência. Lembre-se, uma das coisas mais seguras a fazer, se estiver preocupado com a saúde da sua pele, é consultar o seu médico a respeito de suas preocupações.

Se você usar o rolo derma de maneira inadequada, por exemplo, com muita regularidade ou aplicando muita pressão, haverá risco de sangramento. Certifique-se de manter o rolo adequadamente afastado da boca e dos olhos, onde sua pele é muito sensível e macia para o tratamento.

Separe algum tempo e mantenha uma leve pressão ao usar o rolo. Você pode usar um creme anestésico para ajudar a evitar desconforto, especialmente se estiver usando o rolo com mais firmeza, mas apenas uma vez por semana.

Por favor, não use o derma roller se ele apresentar qualquer risco de prejudicar sua pele ou sua saúde, a menos que seja orientado pelo seu médico.