Centenas de pequenas picadas de alfinete entrando na sua pele podem parecer a versão bonita de uma tortura, mas isso pode ser a melhor coisa que já aconteceu no seu rosto.
O que é o microagulhamento?
ISTOCK/AFRICAIMAGES
O microagulhamento (também conhecido como terapia de indução de colágeno) envolve o uso de agulhas finas para criar centenas de pequenas feridas invisíveis por punção na camada superior da pele. Isso pode não parecer atraente. Mas esse tratamento minimamente invasivo – seja feito no consultório por um esteticista, dermatologista ou cirurgião plástico treinado ou em casa usando um dermaroller (um rolo pequeno e portátil revestido com agulhas minúsculas) – pode ser muito eficaz. “As micro lesões que você cria estimulam os processos naturais de cicatrização de feridas do corpo, resultando na renovação das células e no aumento da produção de colágeno e elastina, revertendo e prevenindo sinais de envelhecimento”, diz Sejal Shah, MD, dermatologista em consultório particular em New York City. (O microagulhamento funciona da mesma maneira que os lasers, só que você está ferindo a pele mecanicamente em vez de usar calor ou luz.)
O microagulhamento pode reduzir rugas finas e profundas
ISTOCK/AFRICAIMAGES
Um dos principais benefícios da microagulhamento é sua capacidade de estimular o crescimento de colágeno e elastina, que é a chave para a pele nova e com aparência jovem. Devido à sua capacidade de desencadear a geração de novas células da pele, os dermatologistas descobriram que algumas sessões reduzirão visivelmente as linhas finas, os pés de galinha e as rugas profundas na testa. “Essa é uma das razões pelas quais gosto do microagulhamento – porque é capaz de usar os mecanismos naturais de cura do corpo, de modo que os resultados são muito naturais”, Dr. Shah diz. “E como há um tempo de inatividade mínimo, eu frequentemente o recomendo como manutenção para pessoas que estão tentando evitar os sinais de envelhecimento.” Para tratar rugas, uma agulha com não mais de 1,5 mm deve ser usada. Estas são as 17 dicas sobre cuidados com a pele que os próprios dermatologistas seguem.
O microagulhamento pode reparar cicatrizes visíveis
ISTOCK/AVALON_STUDIO
Em um estudo sobre os efeitos da microagulhamento publicado no Jornal de Cirurgia Cutânea e Estética, quase 100% dos participantes com cicatrizes de acne relataram uma melhora acentuada na visibilidade de suas cicatrizes. Com o microagulhamento em casa, um rolo portátil de 1,5 mm é longo o suficiente para melhorar a aparência das cicatrizes da acne. Para cicatrizes graves de acne, no entanto, você pode precisar de agulhas mais longas para obter o máximo de resultados. Os dispositivos de microagulhamento de nível profissional (usados no consultório de um dermatologista ou facial) podem ter até 3 mm, que tratam as cicatrizes profundas da acne que ocorrem sob a superfície da pele. Qual a eficácia do microagulhamento em comparação com os tratamentos fracionados a laser para reduzir as cicatrizes da acne? Pesquisa na revista Cirurgia Dermatológica, em 2016, descobriu que ambos os tratamentos são comparáveis e eficazes, mas deu crédito ao microagulhamento por ser melhor tolerado, com menos efeitos colaterais e menos tempo de inatividade.
O microagulhamento pode reverter danos causados pelo sol e pigmentação
ISTOCK/ZORANM
O colágeno é sem dúvida a melhor maneira de melhorar a aparência da pele, e isso vai além da redução de rugas. Estimular a produção de colágeno com microagulhamento também pode reverter os danos causados pelo sol e a descoloração, incluindo a hiperpigmentação que acompanha o melasma. Um estudo realizado na revista brasileira Anais da Dermatologia mostrou que o microagulhamento é um tratamento promissor para a pigmentação facial marrom e manchada que acompanha essa condição crônica. Para melhorar a pigmentação extra da pele danificada pelo sol, as agulhas dermaroller devem ter um comprimento de 1,0 mm a 1,5 mm. Esses 13 alimentos estão diretamente ligados à pele mais jovem.
O microagulhamento pode ajudar no envelhecimento da pele
ISTOCK/KALI9
Além de sua capacidade de suavizar e corrigir a pele danificada, o microagulhamento também pode contrair a pele flácida em homens e mulheres mais velhos. (Lembre-se: quanto mais velho você for, menos colágeno está sendo produzido naturalmente.) Um estudo no Jornal International de Dermatologia descobriu que o microagulhamento é uma nova maneira de obter o “rejuvenescimento da pele, rigidez e remodelação de cicatrizes” e oferece uma “Tratamento simples e eficaz para a pele envelhecida”, de acordo com os pesquisadores, com efeitos colaterais mínimos e tempo de inatividade. Também é útil: evitar esses hábitos que fazem sua pele envelhecer mais rápido.
O microagulhamento pode encolher poros
ISTOCK/ZORANM
É um pouco contra intuitivo, mas o microagulhamento na verdade não aumenta os poros, como você pode imaginar perfurando sua pele centenas de vezes. Em vez disso, um benefício do procedimento é que ajuda os poros a parecerem muito menores, diz o Dr. Shah. A microagulhamento estimula o colágeno dentro e ao redor dos poros, o que os faz com que os maiores pareçam menores, se não completamente fechados. E vamos ser honestos, quem não quer poros menores? Para obter conselhos mais inteligentes sobre uma pele ótima, confira esses 15 hábitos diários que estão destruindo sua pele.
O microagulhamento pode fazer com que seus produtos para a pele funcionem melhor
ISTOCK/SHIRONOSOV
Você sabia que apenas 4 a 8% desse soro caro que você usa no rosto realmente penetra na pele? Outro benefício do microagulhamento é que melhora a absorção do produto. Um estudo no Jornal Europeu de Ciência Farmacêuticas descobriu que o tratamento pode ajudar os medicamentos tópicos a penetrar na pele com mais eficiência, permitindo que você colha maiores benefícios de qualquer produto. Isso faz sentido, considerando que a microagulhamento cria milhares de furos invisíveis na pele, prontos para absorver os produtos de uma maneira que os poros entupidos não conseguem. “As pequenas perfurações realmente agem como pequenos canais, permitindo que produtos tópicos penetrem melhor e funcionem com mais eficiência”, diz Dr. Shah.
O microagulhamento pode ser feito em todo o corpo
ISTOCK/ANDREYPOPOV
Outro benefício da microagulhamento é que esse tratamento não é exclusivo para o rosto. Isso pode ser feito em qualquer área da pele que precise ser reparada – incluindo áreas que exibem estrias ou cicatrizes de acne, como pernas, peito, costas e bumbum. Quatro a seis sessões podem fazer a diferença nessas áreas, diz o Dr. Shah. Em seguida, confira essas 20 maneiras pelas quais os dermatologistas acordam com a pele mais jovem.