De acordo com o site Realself, 86% das pessoas que experimentaram o microneedling consideram que o procedimento valeu a pena (se ainda não sabe em que consiste o microneedling, este artigo explica-o na perfeição). Estas opiniões são interessantes porque revelam que ou as pessoas REALMENTE adoraram o microneedling ou acharam que lhes arruinou a pele. Da minha parte, sempre -literalmente- que leio numa análise de um produto que este danifica a pele, perco praticamente de imediato o interesse quanto a experimentá-lo.

MAS EU QUERIA IMENSO EXPERIMENTAR O MICRONEEDLING porque as opiniões que lhe eram favoráveis, eram realmente excelentes. E os resultados pareciam inacreditáveis. Eu realmente queria que este procedimento reduzisse os meus poros, uniformizasse a tonalidade da minha pele e induzisse a produção de colagénio.

Obviamente, continuei a pesquisar afincadamente o realself (e a internet) antes de finalmente me decidir a avançar. O que, eventualmente, aconteceu. Afinal, sou nova, e mesmo que o mundo desabasse sobre a minha pele, esta é jovem o suficiente para recuperar (esperemos) (pelo menos foi assim que me convenci a mim própria).

O PROCEDIMENTO

O procedimento em si demorou apenas uns 15 min… por algum motivo, pensava que ia demorar muito mais. De facto, esperar que a lidocaína tópica fizesse efeito demorou mais do que o procedimento propriamente dito.

A técnica de estética que administrou o tratamento começou por aplicar a lidocaína tópica e então esperámos mais ou menos 15 minutos. O spa médico onde costumo ir utiliza a lidocaína tópica mais potente que existe disponível, pelo que, logo ao fim de cinco minutos, conseguia notar o meu lábio superior dormente.

O uso de lidocaína tópica concentrada não só é excelente para reduzir a dor, mas também para prevenir hemorragias.

Muitos dos posts “vampire facial” que tenho visto acerca do microneedling surgem ilustrados com caras completamente ensanguentadas [veja-se a tristemente célebre foto de Kim K], tendo-me então dito a minha esteticista que isto se deve à concentração da lidocaína utilizada, bem como à profundidade de penetração das agulhas.

Obviamente, dado que esta era a minha primeira sessão, utilizámos as agulhas mais curtas (.5 nas estruturas ósseas da cara e 1.0 nos restantes locais).

Avançando, depois de o efeito da lidocaína se estar a fazer sentir por completo, a esteticista lavou-me e esterilizou-me a cara com uma compressa embebida em álcool (ainda estremeço quando penso nisso, mas uma infeção era a última coisa que ia querer).

Então, começámos pela testa, uma vez que é a zona da cara onde o procedimento é mais doloroso. Um pouco como quando se faz uma tatuagem, a dor é maior nas zonas ósseas.

Terminada essa zona, passámos às áreas laterais da face, e daí em direção ao centro, terminando, por fim, em redor dos olhos.

Não doeu, de todo. Senti algum desconforto na testa, mas, numa escala de 1 a 10, terá sido, talvez, um 2.

Para terminar o procedimento, ela aplicou-me um hidratante e protetor solar.

RESULTADOS

Imediatamente após o procedimento, eu parecia um verdadeiro tomate. Vermelha e inchada como tudo. Como se tivesse sofrido uma queimadura solar mesmo grave, o que realmente correspondia à sensação na altura.

Disseram-me para não usar qualquer tipo de produtos/rotina facial nas 24 horas seguintes ao procedimento, à exceção de aplicar hidrante, e então só voltar a limpar e hidratar outras 12 horas depois. Vê-se uma data de informações contraditórias na internet relativamente ao tratamento a seguir após o microneedling. Felizmente, aquele que fiz funcionou bem, pelo que acho que o ideal é não nos preocuparmos demasiado e darmos ouvidos ao prestador do tratamento (na maioria das coisas). Vi reviews no realself onde pessoas afirmavam ter-lhes sido dito para voltarem logo à sua rotina normal. QUE RAIO. A ÚLTIMA coisa que eu faria após o microneedling seria aplicar ácidos na cara…

No dia seguinte, a maioria da vermelhidão tinha passado, mas a minha cara continuava um pouco inchada. Hidratei a pele com creme e alguns adesivos hidratantes. Alguma da minha pele começou a descamar/cair, altura em que usei um produto de limpeza com enzimas dado pela esteticista e que ajudou IMENSO.

Ao terceiro dia, estava de volta ao normal.

Não consegui reconhecer os resultados de imediato, mas acho que isso acontece porque olho para aminha pele todos os dias e os problemas visados também não eram assim tão profundos – mais colagénio e redução dos poros. No entanto, o meu namorado reparou logo e disse que a minha pele estava consideravelmente mais uniforme (uau).

Depois de mais alguns dias, também eu comecei a notar as diferenças. Tinha o hábito de coçar a cara, MUITO, mas MESMO MUITO. Especialmente nos lados do nariz. Foi aí que notei diferenças mais vincadas. As laterais do meu nariz eram extremamente finas. A pele dessa zona era baça e macilenta. Não tinha volume. Agora sinto que lá existe mais substância e que a pele retém o mesmo tom/textura do resto da minha cara.

Também fiquei realmente com a impressão de que a minha pele adquiriu um certo “brilho”.

EM SUMA

Voltarei a fazer uso do microneedling. A minha esteticista recomendou-me um conjunto de três tratamentos para obter resultados realmente duradouros. Isto também nos vai permitir usar agulhas cada vez mais compridas.

Da minha parte, recomendo este tratamento a 100%. No entanto, acho que é SUPER importante encontrar um prestador de alta qualidade. Há muitas coisas que podem correr mal caso este tratamento seja efetuado de forma incorreta (basta ver isto). Mas, globalmente, é um ótimo procedimento, que vale inteiramente aquilo que custa.