O dermaroller, um pequeno rolo com agulhas utilizado nos procedimentos de microagulhamento, tem como função realizar microperfurações na pele com o intuito de estimular a produção de colágeno pelo organismo. Dentre as principais dúvidas figura a pergunta se o dermaroller pode ser reutilizado e em quais casos. Separamos uma lista com algumas dúvida para que você saiba tudo sobre o dermaroller. Vem com a gente.
Verdades e mentiras sobre o dermaroller e o microagulhamento
Para que os resultados sejam visíveis é necessário fazer muitas sessões?
Não! O resultado depende muito do tratamento indicado e da situação da derme da pessoa em questão. Contudo, já nas primeiras sessões é possível verificar o resultado.
Existem tipos variados de rolos dermaroller?
Sim! Os dermarollers são desenvolvidos para locais e profundidades muito específicos. O dermatologista realiza um planejamento de ação com base nos objetivos do paciente e nos locais que a técnica será aplicada.
O dermaroller pode ser reutilizado?
Definitivamente não. O procedimento realiza pequenos furos na derme da paciente e por consequência o dermaroller não pode ser reutilizado por absorver desde sangue até tecidos celulares mortos. Não existe um procedimento de higienização do dermaroller para futura reutilização.
O dermaroller poder ser reutilizado por outras pessoas?
Como dito anteriormente, não existe procedimento de higienização do dermaroller e a reunilização implica em risco de contaminação.
É possível utilizar o dermaroller em casa?
Sim, sem sombra de dúvidas, contudo o tratamento somente pode ser realizado por profissional capacitado, habilitado e treinado para tal. É um procedimento extremamente seguro.
Existem contraindicações para o uso do dermaroller? É um procedimento seguro?
O procedimento de microagulhamento é considerado extremamente seguro, contudo, em casos específicos existem contra-indicações, dentre eles podemos citar:
- Doenças sistêmicas
- Alterações do metabolismo
- Infecções na pele
- Gravidez
Muita atenção ao profissional que faz a aplicação e lembre-se que o dermaroller não pode ser reutilizado conforme citado acima.
O dermaroller também pode ser aplicado em pele negra?
Diferentemente de outras técnicas, como por exemplo alguns peelings químicos ou do laser de CO2 fracionado, não existe despigmentação da pele. O tratamento atua exclusivamente nas camadas mais superficiais da derme e ajuda a induzir a produção de colágeno. Portanto o dermaroller pode ser aplicado em pele negra.
É possível utiliza o tratamento após os 50 anos de idade?
Sim, o dermaroller, desde que indicado por um profissional qualificado, pode ser utilizado em todas as idades. Mas não esqueça de consultar um dermatologista.
O tratamento de microagulhamento com dermaroller dói?
Antes de iniciar a aplicação do dermaroller o profissional anestesia o local, portanto o tratamento normalmente não ocasiona dores durante a aplicação.
Posso trabalhar depois da aplicação do dermaroller?
Sim, normalmente, contudo é recomendado que se aplique uma quantidade generosa de hidratante e evite exposição prolongada no sol forte. Vale lembrar que a pele fica mais sensível. Se for passar mais tempo no sol é recomendado o uso de protetor solar.
Esperamos que tenha gostado. Ficou com mais alguma dúvida? Deixe nos comentários que de pronto responderemos.