O que é realmente Micro Agulhamento? O Micro Agulhamento é um procedimento não cirúrgico cuja aplicação ajuda no tratamento de problemas estéticos da pele. Um dermaroller ou dermapen elétrico equipado com pequenas agulhas é guiado sobre as áreas problemáticas da pele. Usados corretamente, pequenos orifícios são criados nas camadas profundas da pele da pessoa tratada, permitindo que os produtos de cuidado da pele aplicados penetrem na pele mais facilmente e maximizem sua eficácia. Micro Agulhamento ajuda assim em inúmeros problemas de pele como rugas, estrias, acne, cicatrizes ou queda de cabelo.
- 1 O que é Micro Agulhamento?
- 2 Como funciona o Micro Agulhamento?
- 3 Que vantagens o Micro Agulhamento oferece?
- 4 Para quem é adequado o Micro Agulhamento e para quem não é?
- 5 Com que frequência você deve usar o Micro Agulhamento?
- 6 Quanto custa o Micro Agulhamento?
- 7 Dispositivos do Micro Agulhamento na visão geral
- 7.1 Micro Agulhamento com o Dermaroller
- 7.2 Micro Agulhamento com o Dermapen
- 8 Micro Agulhamento: Subespécies e diferenças em relação a outros processos
- 8.1 Agulhamento médico
- 8.2 Agulhas de RF e Agulhas Médicas Fracionadas
- 8.3 Tratamento BB Glow
- 8.4 Meso Agulhamento
O que é Micro Agulhamento?
Primeiro, não há uma definição uniforme do processo de Micro Agulhamento na ciência médica. Marcos importantes no caminho para a forma atual de terapia já foram alcançados em 1995, quando o renomado Dermatologista nova-iorquino descobriu Norman Orentreich a primeira vez os efeitos positivos do tratamento com agulhas dérmicas sobre as cicatrizes existentes. Quase exatamente uma década e muitos estudos posteriores Fernandes desenvolveu o primeiro Dermaroller, que tornou possível a terapia de indução percutânea de colágeno.
Apesar das pesquisas em andamento, o Micro Agulhamento é uma área temática muito complexa para dar uma definição uniforme. No entanto, quando se observam novos tratados e estudos científicos, as definições são muito semelhantes.
É assim que o Department of Dermatology, Medical College of Wisconsin, EUA, os procedimentos são os seguintes:
“Micro Agulhamento é um procedimento minimamente invasivo, (…) no curso do qual a pele é penetrada com micro agulhas. Este procedimento pode ser usado para aumentar a indução percutânea de colágeno e melhorar a absorção transdérmica de ingredientes ativos.“
A clínica de pele de Nova Delhi formula um pouco mais pragmática e claramente mais orientada para a prática:
“Micro Agulhamento é uma técnica terapêutica muito simples, segura, eficaz, barata e minimamente invasiva. Ela usa micro agulhas para simular uma lesão na pele e estimular sua capacidade de curar a si mesma. O processo de auto-cura corrige os danos existentes na pele (…) e o procedimento também melhora a absorção dos princípios ativos.”
Embora os dois pontos de vista sejam diferentes, eles concordam sobre os pontos importantes. O processo Micro Agulhamento promove uma textura saudável da pele, corrige danos à pele e melhora a absorção dos ingredientes de cuidado.
Como funciona o Micro Agulhamento?
O ponto de partida antes do Micro Agulhamento é um problema de pele específico, que (como mostrado no diagrama) é devido a uma condição de pele danificada. A pele é tratada com uma agulha e rolo ou com um dermapen elétrico. Durante este processo, numerosas agulhas penetram na pele e a ferem levemente. Isto causa uma irritação das células, que estimula a circulação sanguínea, promove a regeneração da pele e desencadeia a renovação das células. Além disso, forma-se novo colágeno e produz-se o próprio ácido hialurônico do corpo.
Estes fatores de firmeza são responsáveis pela suavidade da pele, e poros finos.
No caso de cicatrizes existentes, por exemplo, acne, estas substâncias reabastecem a superfície da cicatriz – as cicatrizes se tornam menores e a aparência da pele melhora novamente. Após o tratamento direto, leva algum tempo até que o efeito total do Micro Agulhamento se torne visível. Como regra geral, quanto mais grave a cicatriz ou dano à pele, mais tempo leva até que os resultados sejam visíveis e frequentemente o tratamento tem que ser repetido.
Quais são as vantagens de Micro Agulhamento?
O rápido crescimento da popularidade da Micro Agulhamento tem, naturalmente, uma razão. Com a maioria dos outros métodos de tratamento para problemas de pele, a pele se torna mais fina, por exemplo, o tratamento a laser. Isto já foi comprovado em 2008 por um estudo empírico da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. A pele fina, entretanto, reage mais sensivelmente às influências externas, como o sol, tornando visíveis manchas ou distúrbios inestéticos na pele. Como procedimento não-ablativo, o Micro Agulhamento mantém a espessura da pele e não a remove. A proteção contra influências ambientais externas, portanto, permanece inalterada. Uma grande vantagem do tratamento com Micro Agulhamento em comparação com outros métodos.
Além disso, nenhuma substância artificial tem que ser injetada. Devido às pequenas agulhas, a pele muda e se refresca. Cabe a você acelerar adicionalmente este processo com soros de vitamina C e ácido hialurônico ou contar com a renovação natural da pele.
Para quem é adequado o Micro Agulhamento e para quem não é?
Em geral, o Micro Agulhamento é uma opção para você se você sofre de um grave problema de pele. Os tratamentos preferidos são rosto, couro cabeludo, pescoço, decolite, coxas, nádegas e peito. O Micro Agulhamento alcança resultados particularmente bons nas seguintes áreas de aplicação:
- Cicatrizes (cicatrizes de acne, queimaduras e cicatrizes de operação,etc.)
- Rugas (e outros sinais de envelhecimento da pele)
- Estrias (por exemplo estrias de gravidez)
- Problemas na couro cabeludo
- Queda de cabelos
- Distúrbios de pigmentação
- Descoloração da pele
- Celulite
- Lábios
Desde que o Dermaroller sofreu pequenas lesões na pele, a pele é estimulada à auto-cura e regeneração. Entretanto, as agulhas têm apenas 0,2 mm a um comprimento máximo de 1,5 mm (em uso doméstico), portanto não há riscos associados ao uso do rolo. Com um comprimento de agulha de 2 mm ou mais, o tratamento deve ser realizado por profissional Médico. O Micro Agulhamento também se apresenta como uma excelente alternativa, para aqueles que já pensaram em um facelift. O tratamento com o Dermaroller é muito mais agradável e menos arriscado. As áreas de aplicação na face são muito variadas e são mostradas no diagrama:
Micro Agulhamento: áreas de aplicação na face
O procedimento também é particularmente popular entre as pessoas que têm cabelos finos ou fracos. O Micro Agulhamento também é uma boa alternativa no couro cabeludo para estimular novamente o crescimento do cabelo e promover a circulação sanguínea. Muitos resultados têm mostrado que o Micro Agulhamento tem um efeito claramente positivo sobre a força da estrutura capilar.
Somente usuários com acne ativa ou pele muito sensível devem ser cuidadosos. No caso da acne ativa, o tratamento com o Dermaroller deve ser completamente evitado, pois as bactérias se espalham por toda a face e a condição pode piorar. Se você tiver uma pele particularmente sensível, deve tentar o procedimente cuidadosamente para ver como sua pele reage. Se você apresentar um aumento de vermelhidão, o Micro Agulhamento pode não ser adequado para você.
Contra-indicações: Além disso – as chamadas contraindicações – são infecções ativas, tais como rosácea, couperose, herpes, feridas, erupções cutâneas ou eczema. O Micro Agulhamento também não deve ser usado em casos de má cicatrização de feridas, doenças gerais da pele, quelóides cicatriciais, danos aos nervos na área da pele, distúrbios de coagulação do sangue ou em verrugas. Da mesma forma, se forem tomados medicamentos para diluir o sangue e anticoagulantes ou durante a gravidez, o tratamento deve ser evitado.
Com que frequência você deve usar o Micro Agulhamento?
A questão da frequência com que você deve usar o Micro Agulhamento não pode ser respondida de uma forma geral e depende de sua aplicação. Quanto menos grave o problema de pele, menor o comprimento da agulha e mais frequentemente você pode usar o rolo. O intervalo entre tratamentos aumenta com o comprimento da agulha. Nossa tabela de aplicação oferece uma boa primeira visão geral:
Micro Agulhamento: Qual o comprimento da agulha e para qual aplicação?
Quanto custa o Micro Agulhamento?
O custo do Micro Agulhamento varia muito, dependendo se você escolher usá-lo em casa com o Dermaroller ou para tratamento profissional por um Médico. Se os custos para um Dermaroller com desinfetante e outros acessórios forem de cerca de 100 a 200 euros, você terá que pagar consideravelmente mais no consultório do médico. A faixa de preço no médico é de cerca de 200 a 1.300 euros por tratamento. Importante: o seguro saúde cobre apenas os custos do Micro Agulhamento no caso de cicatrizes de queimaduras. Em todas as outras ocasiões, você mesmo terá que pagar pelos custos como paciente.
Em muitos casos, uma única aplicação pode ser suficiente. Se as rugas forem mais pronunciadas, é claro que você terá que repetir o tratamento após alguns meses. No tratamento profissional do cabelo no consultório médico, quatro sessões individuais são a regra. Estes normalmente acontecem com um intervalo de cerca de 3 meses. Assim, os custos do Micro Agulhamento para o tratamento de cabelos finos podem chegar a 4.500 euros.
Assim, não menos importante, os altos custos são decisivos para o fato de que muitas partes interessadas decidem realizar o tratamento com o Dermaroller por conta própria. Neste artigo você receberá dicas valiosas sobre como fazer Micro Agulhamento por conta própria.
Micro Agulhamento instrumentos na visão geral
Após o desenvolvimento do Dermaroller em 2006, o Dermaroller tem continuado a se desenvolver de forma constante. Mas também outros dispositivos e instrumentos de Micro Agulhamento poderiam se estabelecer. Portanto, hoje existem três tipos principais de instrumentos de Agulhamento para o usuário:
Mas também outros dispositivos e instrumentos de Micro Agulhamento poderiam se estabelecer. Portanto, hoje existem três tipos principais de instrumentos de Agulhamento para o usuário:
Dermaroller (também rolo derma ou rolo de agulhas)
Dermapens (também Agulhamento-Caneta, Micro Agulhamento Caneta ou Meso-Caneta)
Dermacarimbo
Micro Agulhamento com o Dermaroller
Os Dermarollers são ferramentas manuais com muitas micro-agulhas pequenas, que se projetam de um cilíndro em uma extremidade. Este rolo é colocado diretamente sobre a pele e enrolado sobre a área de pele desejada. Devido à forma do rolo, muitos canais de perfuração inclinados são criados. O dispositivo também é frequentemente chamado de rolo derma ou rolo de agulhas. Normalmente bons rolos derma têm 192 agulhas carregadas individualmente feitas de aço inoxidável cirúrgico. Um grande problema da Dermaroller é que eles estão disponíveis com comprimento de agulha fixo e não variável.
Acima já mostramos quais comprimentos de agulha alcançam os melhores resultados para a área de aplicação. Mas mesmo assim você ainda se deparar com a questão de qual Dermaroller você deve comprar de qual fabricante. E aqui existem realmente algumas diferenças.
Embora muitas ofertas muito baratas no Amazon pareçam tentadoras, a qualidade nem sempre é a que você deve deixar sua pele tocar. O Dermaroller da Micro Agulhamento deve, em qualquer caso, consistir em agulhas de aço inoxidável de alta qualidade, que são colocadas individualmente no rolo. Muitos “acertos de preço” recaem em matrizes de corte simples para uma produção barata. Estas agulhas se desgastam a longo prazo e, portanto, rapidamente não são mais utilizáveis para um bom tratamento.
Micro agulhamento com Dermapen
Uma alternativa ao tratamento com o Dermaroller é o Micro Agulhamento com o Dermapen. O Dermapen é um dispositivo elétrico tipo caneta para tratamento vertical Micro Agulhamento com uma cabeça de agulha especial, que é guiada manualmente sobre as áreas da pele a serem tratadas. Um motor elétrico permite um movimento constante para cima e para baixo da cabeça da agulha (os chamados golpes). Uma vantagem essencial do tratamento com o Dermapen é o canal de perfuração vertical, que permite perfurações mais precisas em comparação com o Dermaroller.
Enquanto no passado os dermapens elétricos eram utilizados exclusivamente por dermatologistas e estúdios de cosméticos, hoje também são cada vez mais utilizados em residências particulares. Produtos melhores, porém, permitem uma aplicação segura em casa. Especialmente popular é a combinação do tratamento com os chamados meso-serums que são trabalhados diretamente na pele durante o tratamento. O soro estéril de ácido 3,5% hialurônico se estabeleceu como uma rocha primária eficaz no campo anti envelhecimento, o que permite um processo de deslizamento devido a sua consistência ligeiramente gelatinosa.