Microagulhamento: Perguntas Frequentes

O QUE É O MICROAGULHAMENTO?

Microagulhamento – é um procedimento para o tratamento da pele, feito com um dispositivo elétrico que coloca agulhas na pele. O dispositivo contém 12 agulhas finas. É utilizado durante os procedimentos de microagulhamento para perfurar o tecido cicatricial antigo e estimular novas células cutâneas. A produção celular faz com que sejam criadas novas camadas de elastina e fibra de colagénio, o que melhoria o fluxo sanguíneo na pele.

COMO FUNCIONA O MICROAGULHAMENTO?

O dispositivo desliza na pele e penetra nas camadas superficiais da pele, até a uma profundidade máxima de 2 mm, criando pequenas feridas com a agulha. Isso faz com que o corpo produza novas fibras de colagénio e elastina. Por consequência, a pele fica mais preenchida, diminuindo o aparecimento de cicatrizes, linhas e rugas.

QUE PROBLEMAS SÃO TRATADOS PELO MICROAGULHAMENTO?

Eis alguns dos problemas onde o microagulhamento médico intervém beneficamente: cicatrização do acne leve a moderado, linhas finas e rugas, pele flácida, textura da pele e tamanho dos poros, e estrias.

QUAL SERÁ MEU ASPETO APÓS O TRATAMENTO?

A maioria notará vermelhidão e um ligeiro inchaço durante 24-48 horas, parecido com uma queimadura solar, podendo haver um ligeiro sangramento e/ou hematoma. A pele ficará visivelmente mais lisa e brilhante no espaço de uma ou duas semanas. Os resultados completos irão demorar alguns meses até ficarem visíveis.

NO QUE CONSISTE O PROCEDIMENTO?

Primeiramente é efetuada a limpeza e anestesia da pele com um produto estimulante do colagénio, o soro de Vitamina C, ou um clareador de pele. É usada uma pequena caneta com 12 pequenas agulhas para criar pequenas feridas na pele. A velocidade e ajustabilidade das agulhas permite uma perfuração e uma absorção dos produtos mais eficaz por parte da pele. O soro da Vitamina C ou ácido hialurônico são utilizados após o procedimento para hidratar, curar e proteger a pele.

QUAL O TEMPO DE RECUPERAÇÃO APÓS O MICROAGULHAMENTO?

A inflamação da pele é temporária e diminui em poucas horas. Ela poderá ficar ligeiramente avermelhada até 48 horas após o tratamento. A utilização do ácido hialurônico após o procedimento pode diminuir a inflamação, e é possível usar protetor solar pode para proteger a pele. A maquiagem deve ser apenas mineral.

COMO CUIDO DA MINHA PELE APÓS O TRATAMENTO?

  • Os pacientes toleram facilmente o procedimento. Mas alguns efeitos colaterais, como secura, descamação, vermelhidão ou inchaço, podem ser visíveis durante alguns dias (ou mais).
  • Após o procedimento, os pacientes devem proteger sua pele do sol.
  • Quando o procedimento é utilizado como tratamento para as cicatrizes de acne, o paciente deve limpar todas as noites o seu rosto com um limpador suave. Isso deve ser repetido de manhã, sendo possível usar regularmente produtos como maquiagem e loções.
  • As infeções pós-operatórias são raras, já que as feridas cicatrizam rapidamente após o procedimento.
  • Caso seja necessário, emolientes ou antibióticos podem ser prescritos.
  • O rejuvenescimento da pele ficará visível duas semanas após o procedimento ou até seis a oito meses depois.
  • Os resultados dos tratamentos de cicatrizes de queimaduras podem demorar entre seis meses e um ano a ficarem visíveis.

QUAIS AS VANTAGENS DO MICROAGULHAMENTO?

Entre as vantagens conhecidas do microagulhamento, sublinhamos que ele melhora muito a eficácia e penetração de cremes de aplicação tópica e estimula também a circulação sanguínea e a produção de colagénio; as agulhas não são alergênicas; é mais barato em relação a outros procedimentos para a superfície da pele; funciona em todos os tipos de pele; e pode tratar o couro cabeludo, o rosto e o corpo, incluindo a pele em volta dos olhos, boca e pescoço.

QUAIS OS EFEITOS DO MICROAGULHAMENTO NA PELE?

O microagulhamento médico melhora a textura da pele, diminui o aparecimento de rugas, regenera o tecido, melhora a aparência das cicatrizes, reduz o tamanho dos poros e o aparecimento de estrias.

O MICROAGULHAMENTO PODE SER FEITO EM QUALQUER COR DE PELE?

O microagulhamento médico é seguro e pode ser usado em todos os tipos e cores de pele sem risco de híper-pigmentação pós-inflamatória.

O MICROAGULHAMENTO É DOLOROSO?

Antes do tratamento, é possível aplicar creme anestesiante para diminuir a dor sentida durante o procedimento.

QUANTOS TRATAMENTOS EU PRECISO E QUANTAS VEZES É POSSÍVEL REPETIR OS PROCEDIMENTOS DE MICROAGULHAMENTO?

Cada problema de pele influencia o número de tratamentos necessários. As cicatrizes de acne moderadas podem necessitar de três ou quatro tratamentos, já queimaduras térmicas e estrias podem necessitar de cinco. Para problemas como rugas de envelhecimento, são recomendados um ou dois tratamentos de reforço por ano.

O microagulhamento pode ser repetido em segurança a cada quatro a seis semanas, mediante o necessário. A estimulação do colagénio exige no mínimo três tratamentos, já a redução das cicatrizes exige três a seis. É necessário aguardar quatro a seis semanas entre tratamentos. O microagulhamento pode ser usado em todas as partes do corpo (pescoço, braços, pernas, etc.). Por norma, os resultados começam surgindo após o primeiro tratamento.

QUAIS SÃO OS EFEITOS COLATERAIS DO MICROAGULHAMENTO?

Não foram registrados efeitos colaterais negativos nos de 150,000 procedimentos com microagulhamento realizados em todo o mundo.

APÓS O TRATAMENTO, O QUE DEVO EVITAR COLOCAR SOBRE A PELE?

Não deverá ser utilizado AHAs (ácido glicólico), retinol, ingredientes ativos ou acídicos durante dois a três dias após o tratamento, a fim de permitir a melhor cura. Não é recomendada a exposição ao sol e deverá ser usado protetor solar.

POSSO FAZER MICROAGULHAMENTO?

O microagulhamento médico é seguro para qualquer tipo e cor de pele, já que a epiderme não é danificada durante o tratamento. A probabilidade de alteração na pigmentação ou híper-pigmentação pós-inflamatória é mínima. O microagulhamento da pele pode aplicado em áreas sensíveis e frágeis (olhos, pescoço, parte de trás das mãos), as quais não podem ser facilmente tratadas com outros procedimentos. O microagulhamento não é apropriado para pacientes que tenham tomado Accutane (isotretinoína) nos últimos três meses, que tenham feridas abertas, cortes ou abrasões, que tenham feito um tratamento cutâneo por radiação no último ano, que sofrem de qualquer infeção da pele, que tenham herpes simples na área carente, para pacientes grávidas ou lactantes, que tenham qualquer histórico de cicatrizes queloides ou hipertróficas ou má cicatrização de feridas.

QUANTO CUSTA O MICROAGULHAMENTO?

O custo do tratamento será debatido em uma consulta grátis, tendo por base o plano de tratamento de cada cliente, o qual assenta nas necessidades individuais dos pacientes e nos resultados pretendidos. O microagulhamento médico pode ser utilizado com outros tratamentos.

QUAIS OS RISCOS DE INFEÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS?

As infeções pós-operatórias são pouco prováveis, já que feridas de tamanho reduzido fecham rapidamente e o tratamento é conduzido sob condições clínicas.

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>