Remoção de Cicatrizes de Tatuagens a Laser: O Dermarolling Pode Ajudar?

Tem uma cicatriz de tatuagem que pretende remover do corpo? Será que o dermarolling pode ajudar a reduzir as cicatrizes das tatuagens? Já deve ter ouvido falar sobre a terapia dermarolling enquanto tratamento eficaz na remoção de vários tipos de cicatrizes, por exemplo:

  • Cicatrizes de Acne
  • Cicatrizes de Queimaduras
  • Cicatrizes pós-traumáticas
  • Estrias
  • E outras marcas de pele

Será a terapia dermarolling eficaz na redução das cicatrizes de tatuagens que tenham sido submetidas a um tratamento a laser?

Como São Formadas As Cicatrizes de Tatuagens a Laser?

As tatuagens são inculcadas profundamente na pele, especificamente na camada mais profunda, a derme. Esta camada renova-se lentamente ou numa taxa de rotação baixa. Por isso, ter uma tatuagem na derme profunda pode durar uma vida inteira.

Com o passar dos anos, a tatuagem pode clarear ligeiramente, mas o pigmento pode permanecer durante décadas. As tatuagens são feitas para durar muito tempo, ao contrário da maquilhagem permanente, que não é colocada profundamente na pele.

O tratamento adequado para a remoção das tatuagens é através de lasers. O tratamento a laser tem como foco o pigmento, que absorve facilmente a luz do laser. O laser aquece o pigmento e destrói-o. O tratamento a laser pode deixar a sua pele com uma cicatriz hipo ou hiperpigmentada.

As cicatrizes de tatuagens são provocadas pela destruição parcial da camada epidérmica, o que se assemelha a um dano colateral. Infelizmente, poderá não conseguir recuperar a cor original da sua pele. O tratamento a laser conseguirá repor a cor normal da sua pele.

Mas o dermarolling ou needling da pele irá provavelmente ajudar a melhorar a cor da sua pele.

Que Tamanho de Microagulha É Mais Recomendado para a Remoção de Cicatrizes de Tatuagens a Laser?

Em relação à melhor agulha, tudo depende da largura da cicatriz da tatuagem. Por norma, pode ser necessária uma microagulha de 1.5 mm para chegar à camada mais profunda da derme.

Para uma microagulha com este comprimento, precisa de ajuda profissional antes de usar o derma-roller. Uma com 1.5 mm consegue penetrar profundamente e, se não estiver treinado no uso de uma agulha com esse comprimento, pode provocar mais hemorragias ou cicatrizes.

Qual a duração recomendada do tratamento dermarolling?

A duração da remoção das cicatrizes de tatuagens depende da largura da cicatriz e da profundidade das cicatrizes da tatuagem. Se tem cicatrizes de tatuagem mais largas e profundas, o tratamento pode durar meses.

A duração depende também da tolerância da sua pele a vários tratamentos. Se a sua pele não desenvolver quaisquer reações adversas ao tratamento, incluindo vermelhidão, irritação e sangramento, pode continuar a fazer sessões de dermarolling. Mas, se tiver qualquer um destes sintomas, deve interromper o tratamento e esperar que a sua pele cicatrize por completo.

O Microneedling ou o Dermarolling é Eficaz na Remoção de Cicatrizes de Tatuagens?

Apesar de o needling de pele contribuir para melhorar a aparência de uma cicatriz de tatuagem após um tratamento a laser, o dermarolling não eficaz na remoção de cicatrizes de tatuagens. O microneedling envolve a perfuração da pele com agulhas finas, o que provoca a formação de novo colagénio e elastina.

O microtrauma na camada dérmica estimula processo curativo onde novo colagénio é formado. Ajuda também a tornar a superfície da pele mais firme e reduzir quaisquer rugas, linhas finas e melhora a textura. O dermarolling não provoca qualquer cicatriz, mesmo se tentar usá-lo para remover uma cicatriz de tatuagem.

Contudo, o dermarolling não consegue remover tinta que esteja profundamente inculcada na camada dérmica. Mesmo que o dermarolling tenha elementos curativos com resultados significativos, a remoção de tatuagens não é o seu ponto forte. A remoção de tatuagens a laser continua a ser o único tratamento de última geração utilizado para clarear ou remover as tatuagens.

Aliás, poderá necessitar de várias sessões de remoção de tatuagens a laser, antes de conseguir remover ou clarear a área. Mas o dermarolling não remove as tatuagens. Não é um procedimento seguro, nem rápido, para a remoção de tatuagens.

O melhor é submeter-se primeiro a um tratamento de remoção múltipla de tatuagens a laser, depois, quando tiver uma cicatriz hipo ou hiperpigmentada, deve optar pelo tratamento dermarolling. É muito eficaz na remoção ou redução de cicatrizes.

O dermarolling poderá não conseguir remover totalmente cicatrizes, mas pode ajudar a melhorar a aparência e a textura da cicatriz da tatuagem.

Uma Microagulha com Soros pode ajudar a remover mais rapidamente cicatrizes de tatuagem?

O microneedling pode ser usado juntamente com outros tratamentos para melhorar a aparência da pele e acelerar o período de recuperação. O dermarolling ajuda na colocação transdérmica do medicamento, o que permite ao agente tópico exercer o seu efeito com maior potência.

São muitos os soros que conseguem ajudar a eliminar cicatrizes de tatuagens. Deve usar um produto tópico, que estimule os fatores de crescimento na cura e na recuperação mais rápida. Pode escolher um creme cicatrizante, que ajuda na cura mais rápida das cicatrizes.

Os cremes cicatrizantes são criados para estimular a produção de colagénio. Estimulam também a produção da colagenese, uma enzima natural que reduz o excesso de tecidos cicatrizados. Ajuda a restaurar a cor e a textura da pele normal.

Os produtos do creme para cicatrizes são normalmente compostos por ingredientes 100% naturais. Pode notar uma melhoria inicial numa questão de uma a duas semanas de utilização. Se usá-lo juntamente com o microneedling, o efeito é mais rápido e tem um maior efeito curativo.

Pode consultar um dermatologista, para ter conselhos sobre o melhor produto para o seu tipo de pele.

O Microneedling é Seguro e Eficaz na Remoção de Cicatrizes de Tatuagens?

O needling de pele é um procedimento relativamente seguro e eficaz para a remoção de cicatrizes. São muitos os estudos que têm provado a sua eficácia na remoção até das cicatrizes mais teimosas provocadas pela acne, estrias e muitos outros problemas de pele. O tratamento também oferece uma terapia de baixo custo com resultados eficazes.

Se o tratamento a laser não remover a cicatriz da tatuagem por completo, pode optar pela terapia de dermarolling para melhorar a textura da sua pele. Também deve consultar primeiramente um dermatologista, para ter aconselhamento de um profissional. Como saberá, cada pessoa tem uma reação idiopática a certos tratamentos, deve garantir que é seguro usar um medicamento ou um tratamento.

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>