• Microagulhamento, também conhecido como dermarolling, é a aplicação de pequenas agulhas para estimular a produção de colágeno na pele.
  • Devido a vários fatores, incluindo a finura do estrato córneo, os lábios são muito delicados para receberem tratamentos como dermarolling com segurança.
  • Outras opções de tratamento para os lábios como injetáveis e liftings labiais são seguros.

O microagulhamento é um procedimento cosmético minimamente invasivo que ajuda a renovar a pele e reduzir o aparecimento de cicatrizes e outras imperfeições. Essa técnica pode ser usada para tratar uma variedade impressionante de problemas de pele, desde cicatrizes de acne até rugas.

Mas os dermarollers podem ser usados nos lábios? Veja por que pode não ser uma boa ideia e quais tratamentos de lábios você deve considerar.

O que é microagulhamento?

Microagulhamento é um tratamento para a pele que envolve a aplicação de agulhas bem finas — com apenas alguns milímetros de diâmetro e comprimento — na pele.

O instrumento do microagulhamento, também conhecido como dermaroller ou dermapen, cria microcanais na pele, que por sua vez estimulam as células a se curarem.

“O microagulhamento cria perfurações microscópicas na pele, promovendo a cicatrização de feridas e a produção de colágeno / elastina”, explica Jennifer Humphrey, médica esteticista no Chernoff Cosmetic Surgeons em Indianápolis.

O colágeno — a proteína mais abundante no nosso corpo — pode ser encontrado nos ossos, músculos, tendões e na pele. É o que dá à pele sua elasticidade e a aparência jovem, assim como uma outra proteína, a elastina, como o próprio nome indica.

Conforme você envelhece, seu corpo para de produzir tanto colágeno e elastina igual antes — depois dos 20 anos, você produz cerca de 1% menos colágeno a cada ano que passa — e suas glândulas sudoríparas e sebáceas reduzem sua atividade. Isso faz com que seu rosto seque e sua pele ceda, resultando em rugas.

Os pequenos furos causados pelo microagulhamento fazem o corpo criar mais colágeno e elastina em resposta, resultando em uma pele que parece mais cheia e elástica.

Por algumas semanas após o tratamento, a pele também pode ficar mais “brilhante” e radiante devido à inflamação superficial e ao inchaço decorrente do procedimento.

Por que os lábios são diferentes do resto da pele?

Antes de considerar fazer um microagulhamento nos lábios, precisamos entender o porquê a boca deve ser tratada com uma delicadeza especial.

Como toda a sua pele, os lábios têm três camadas principais – a epiderme, a derme e a gordura subcutânea abaixo deles – mas a camada superior protetora, ou estrato córneo, é muito mais fina em seu lábio do que no resto do rosto.

Além de sua boca ter menos pele para protegê-la, ela também não tem glândulas sebáceas, que secretam óleo para hidratar o resto da pele. A única fonte de umidade dos seus lábios é a saliva da boca, e é por isso que eles ficam tão secos no inverno. Os lábios também não têm melanina, o pigmento da pele que ajuda a proteger as células do sol.

Então, se seus lábios não têm melanina, por que eles têm cor? O rosa natural dos lábios vem dos vasos sanguíneos que aparecem por baixo das finas camadas da pele dos lábios.

Os humanos são os únicos animais que têm lábios de cores distintas, e a transição da cor de seus lábios para o resto de sua pele tem até seu próprio nome: a borda vermelha.

Você pode microagulhar seus lábios?

Considerando que os lábios também são feitos de pele, na teoria, usar um dermaroller neles deveria ter os mesmos benefícios do que um microagulhamento no resto da pele: uma aparência mais jovem e cheia.

Mas, dada a natureza delicada da pele dos lábios, você deveria passar pequenas agulhas sobre eles?

De acordo com os especialistas, um dermaroller não deve ser usado diretamente nos lábios. “Microagulhar o tecido sensível dos lábios geralmente não é uma boa ideia”, diz Humphrey.

“Eu não recomendaria fazer microagulhamento dos lábios”, segundo Dr. Rhonda Q. Klein da Modern Dermatology in Westport, CT. “Isso causará inchaço e sangramento significativo por algum tempo se usado nos lábios”.

Dito isto, microagulhar as áreas ao redor dos lábios geralmente é bom, uma vez que a pele não é tão delicada quanto os próprios lábios. Em particular, dermarolling pode ser usado nas linhas dos lábios, aquelas linhas verticais incômodas que aparecem diretamente acima do lábio superior, um sinal clássico de envelhecimento. “Eu não faria microagulhamento nos lábios de alguém — em vez disso, poderia fazer nas linhas acima dos lábios, já que são adequadas”, diz Humphrey.

“Realizamos microagulhamento diariamente na área perioral, ao redor da boca, mas não nos próprios lábios, pois o microagulhamento envolve muitas agulhas enroladas na pele para feri-la e promover a produção de colágeno”, explica o Dr. Klein.

Usando o dermaroller em torno dos seus lábios em casa

Obviamente, você não deve fazer microagulhamento em seus lábios – mas pode usar o dermaroller na área ao redor deles, seja no consultório médico ou em casa. Se você gostaria de experimentar o dermaroller nas suas rugas labiais ou se está tentando manter sua pele entre as visitas ao consultório, há algumas coisas que você deve saber sobre os kits de microagulhamento em casa.

“O comprimento da micro-agulha varia entre os instrumentos usados; alguns têm microagulhas de 2 mm ou mais”, observa Humphrey. “Eu não aconselharia esse comprimento para uso doméstico. Em vez disso, confie em um médico profissional. Mas 0,5-1,5 mm são tamanhos de agulha seguros para uso em casa”.

Humphrey recomenda tentar fazer o microagulhamento em casa uma vez por semana para começar, e então quando estiver seguro, começar a fazer até duas vezes por semana. Você deve sempre usar um soro durante o procedimento para obter melhores resultados e certifique-se de desinfetar o rolo após cada uso para evitar a propagação de bactérias.

Por causa das agulhas menores, os dispositivos caseiros geralmente têm um efeito mais simples do que os tratamentos profissionais, então não espere que eles suavizem totalmente sua pele ou eliminem as cicatrizes.

Como aumentar seus lábios com segurança

E se você quiser tratar os lábios e não apenas a área ao redor deles? Embora o dermarolling possa não ser uma opção, existem muitos outros procedimentos para explorar.

Opções não invasivas

Se você precisa de uma hidratação rápida, pode experimentar uma máscara labial de colágeno. Embora o produto não corresponda necessariamente às suas expectativas de aumentar instantaneamente seus lábios, ele dará uma hidratação boa e rápida aos lábios finos ou rachados. Aplicar gloss labial ou estender o contorno labial com delineadores também pode dar a aparência temporária de lábios mais cheios.

Se você está procurando por algo um pouco mais eficaz, mas ainda não está pronto para se submeter aos injetáveis, os dermatologistas oferecem opções intermediárias de tratamento de rejuvenescimento.

“Existem muitos tratamentos labiais melhores do que o dermarolling”, diz o Dr. Klein. “Por exemplo, o Hydrafacial acaba de lançar seu tratamento de arrebitamento labial que é muito bom para pacientes que não querem preenchimentos.”

Injetáveis e lifting labial

Se você está procurando por algo um pouco mais permanente do que essas opções, pode experimentar os injetáveis labiais e preenchedores dérmicos para aumentar o volume do seu lábio, tornando-o mais cheio e jovem. Os injetáveis labiais geralmente duram cerca de seis meses antes de você precisar de outra sessão.

Embora esses preenchedores originalmente usassem o colágeno, os avanços levaram ao uso de melhores opções sintéticas, como ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio, que reduzem o risco de uma possível reação alérgica. As marcas populares de preenchimento dérmico incluem Juvederm, Voluma, Belotero, Radiesse, Restylane, Perlane e Sculptra.

Se você gostaria de algo ainda mais permanente, você pode querer tentar obter um lifting labial – um procedimento cirúrgico cosmético que remodela permanentemente seus lábios. O lifting labial pode ser combinado com implantes ou incisões para adicionar volume, fazendo os lábios parecerem mais cheios e jovens. Ao contrário dos injetáveis e preenchedores, os liftings labiais não precisam ser renovados ou repetidos.

Embora o dermarolling seja muito promissor para outras áreas da pele, o procedimento não deve ser usado nos lábios, mesmo que seja bom para a pele ao redor da boca.